Apresentação

Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ando Devagar



Ando devagar...


                                                Ilustração: Internet




     Muitas vezes insistimos em saber onde está a inspiração. Aliás, nem adianta forçar muito a cabeça, nem correr atrás dela, porque inspiração gosta mesmo de naturalidade, de espontaneidade e do improvável. Quando menos se espera ela surge sem nenhum esforço. Ela independe de nossa vontade e é soberana; vem quando e se quiser. Aliás eu sempre acredito que ela se alia à solidão.  Quanto mais solitários, mais plenos de imaginação. Entretanto há vezes que ela aparece no meio da multidão.

     Mais uma vez experimentei entrar na fila do caixa preferencial. Apesar de ainda não ter idade para este benefício, quando vejo que está com pouca gente, é para lá que eu vou. Não que eu queira passar as compras, pagar e sair correndo do supermercado, valendo-me de um direito que não é meu. Ao contrário, como os demais, também não tenho pressa. E, por não ter pressa, me junto aos outros, onde os casos brotam com a naturalidade peculiar aos idosos. É um jeito de reviver os bancos de jardins, ou as cadeiras nas calçadas das cidades do interior. Apesar do desconforto de todos ficarem de pé, o lugar é ideal para ouvir ótimas histórias. Eu não tiro o lugar de ninguém. A fila é terapêutica e funciona como uma sessão de psicanálise. Dependendo do caso, lembra o muro das lamentações. Há muitos precisando falar e alguns com paciência para ouvir. É o meu caso; gosto muito de ouvir. Vai-se do comentário do preço absurdo do pimentão e do tomate, à comovente e imprevisível eleição do despojado Papa Francisco. Uma conversa de linhas cruzadas se emenda na outra e acontece uma confraternização de países. Há pessoas de variadas nacionalidades e se ouve conversa em francês, italiano e japonês, além do português, é claro. Uma senhora contava maravilhada a cirurgia que fez para colocar uma prótese no joelho, discorrendo sobre robótica, biomecânica e articulação de titânio. Estava tensa, se preparando para fazer o outro joelho. Para aliviar o nervosismo dela eu disse com carinho e bom humor: ainda bem que a senhora não é uma centopeia. Já imaginou? Ela riu e me deu razão, divertindo-se com a brincadeira.

     Pois é, realidade aumentada, biogenética, bioética, nanotecnologia, crimes cibernéticos... É o futuro que já chegou e o que parecia ficção científica está acontecendo em todos os âmbitos. Agora se sabe: o tempo todo somos monitorados pelo grande olho do Tio Sam. Não há mais segredos e nem confidências. Uma velhinha mandava um torpedo avisando que estava no supermercado; outra arrastava a tela e abria o Instagram com fotos da família. Outra exibia a carinha sorridente do neto na Holanda. Uma falava da primavera parisiense e outra contava que teria que despedir a empregada, porque não teria como suportar os encargos da PEC das domésticas. A moça do caixa procurava o código do milho verde... Por que a máquina não lia o código de barras? A máquina falhou e o velhinho descartou o milho e desistiu da compra. Uns resmungavam pela demora, ou por coisas banais e outros não se davam conta que uma demonstradora oferecia queijos e vinhos para degustação. Os temas eram recorrentes: filhos, filhos e filhos; netos, netos e netos... Uns trabalhando, outros desempregados e os pequenos dando trabalho.

         A passos lentos, enfim, chegava minha vez. Passei meu cartão com meu CPF. Isto me dava alguns descontos em razão da fidelidade ao supermercado, como cliente VIP. Minha fidelidade, tenho que ser honesta, se restringia à proximidade do mercado e ao meu comodismo, em vez de buscar melhores preços. Qual não foi o meu espanto quando o monitor do caixa exibiu meu nome em letras grandes e cores variadas, emitindo um sinal de parabéns; afinal era meu aniversário e eu era um cliente preferencial. Foi assim que a fraternidade nasceu de um impulso artificial de um computador com todos os meus dados. Não tinha mais dúvida. A máquina se confraternizava afetivamente comigo e era quase humana, cumprimentando-me. Sim, eu estava vivendo o futuro, em meio à primavera parisiense, à Copa das confederações, às obras do Rio de Janeiro, aos desmandos da inflação, à expectativa da Jornada Mundial da Juventude, à Edição 2013 de Roland Garros, ao Grand Prix de Mônaco, à vigilância internacional de meus emails e minhas ligações e aos vasos de flores geneticamente acelerados. Os vasos de azaleias, lírios, gerânios e tantas outras flores agora são feitos para nascer, crescer, florescer e morrer em uma única estação. Duram o tempo efêmero que dura o Dia das Mães... Ah! O ciclo de vida das flores...

       Bom, ao menos isto não fizeram conosco... Ainda temos tempo para nascer, crescer, multiplicar e para viver um dia de cada vez, mesmo que os dias pareçam mais curtos. Mesmo que invadam as nossas vidas, nossos celulares, nossos computadores para nos darem um número no cadastro mundial de máquinas humanas, ou um código “X,” ainda seremos humanos e viveremos o tempo que Deus permitir. Mesmo que tenhamos que repor uma peça de titânio aqui e outra ali, ainda assim seremos humanos. Por enquanto, é claro!...

      É... ando devagar porque não tenho pressa. E o faço muito bem, ainda com os meus joelhos.



Valéria Áureo

08/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário