Apresentação

Total de visualizações de página

sábado, 14 de outubro de 2017

Cretineia





Saí de Parvopolis (Parvópolis) ao entardecer e fui para Banânia, com escala em Balbúrdia. No aeroporto alguns parvopolenses (parvopolitanos) ainda fizeram selfie comigo. Saí de lá com fama de artista genial, depois de meu vômito no mármore branco do museu. Nem desci do avião na escala em Balbúrdia, pois o clima estava bem desfavorável e chovia!
A viagem foi de pequena duração e pude apreciar o voo sobre o oceano. Viagens longas me aborrecem e essa estava perfeita. Parvopolis, onde se fala o parvopolês, tem ótima relação comercial com Banânia; os dois países se complementam economicamente. Banânia exporta fumo, biquínis e instrumentos musicais, além de banana, é claro. Parvopolis, por sua vez exporta cultura, como lhes disse. São grandes produtores de arte, no estilo vangard escatologique e vangard déchets. Tal arte lhes tem dado fama internacional, mas não dinheiro. Por isso sobrevivem com exposições itinerantes pelo continente.
Passei poucas horas em Banânia, cujo idioma oficial é o bananês, pois havia uma crise política no país. Uma investigação tinha descoberto políticos honrados, incorruptos, no senado e na câmara, o que levou o governo a um constrangimento internacional jamais experimentado, além de descrédito dos bananienses. Trataram logo de deportá-los para a Île Honestus onde cumprirão pena. Diante dos protestos do populacho clamando por guilhotina para os políticos honrados, eu decidi partir para Cretineia, outro país bastante curioso.
Em Cretineia, onde se fala o cretinês, o que mais me impressionou foi a educação; os pais entregam os filhos para o governo assim que desmamam; cabe ao governo central de "La Maison de Mère Joanne" educá-los e os inserir na sociedade, bem como lhes definir o sexo, uma vez que é proibido aos pais divulgarem se tiveram menina ou menino. Só recebem o registro de definição do sexo ao completarem seis anos, quando eles mesmos optam a que “gênero” querem pertencer. Assim que atingem a maioridade estão aptos a voltar para casa dos pais. Os educadores de "La Maison de Mère Joanne" usam a medicina de chás, infusões e inalações, o que torna os jovens mais dóceis e maleáveis e o processo educativo é mais eficiente. Tais medidas arrancam-lhes quaisquer tentativas de subverter a ordem. Assim são facilmente educados em conformidade com os preceitos da Pedagogia do governo Herr Fresh. Cretineia era uma democracia até pouco tempo. E como democracia o presidente e pedagogo Herr Fresh propôs plebiscito para que o povo decidisse sobre manter ou não o policiamento de qualquer natureza, bem como as forças armadas. Todos foram votar depois de dose extra de inalações medicinais distribuídas pelo estado. A grande maioria decidiu pelo fim do policiamento, pelo fim do Ministério de Defesa, pelo fim do Exército, Marinha e Aeronáutica. Assim se instaurou um novo ordenamento nas cidades. Isso desencadeou no caos. E, para conter o caos, o presidente Herr Fresh instaurou a ditadura.
Bom, vou continuar minha viagem, pois há muitos países a conhecer.
Autora: Valéria Áureo