Apresentação

Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Na Fila do Pão


                    



Sim, porque não só de pão  vive o homem, mas de todo o verbo, que é carne e cerne do pensamento. Pois, diante de mim conversam dois rapazes e eu atenta, é óbvio, faço minhas considerações, enquanto o pão está no forno. Guilherme e David, ambos de quase trinta anos, não param de falar. Vou além deles e crio a narrativa de minha imaginação:
- Cara, estou vindo do Paraguai; aquilo lá é uma loucura! Estou usando perfume até para vir para a padaria. Chivas, eletrônicos, tênis, tenho de tudo. Voltei cheio de guaranis que aqui valem por... nenhuma. Mas cara, não imagina. E você, tudo bem?
- Estou chegando do ultrassom; é uma menina. Na consulta anterior o médico tinha suspeitado que  era menino. Mandou comprar a chuteira e guardar a nota fiscal. Hoje mandou trocar por uma sapatilha. Julia vem aí!...
- Ah! Então está fazendo hora extra. Vai ver como é. Dureza!
- ´Já estou vendo. Minha mulher e minha sogra querem um mês para comprar o enxoval. E eu vou junto, porque tem que participar. Minhas férias serão...
- Por que não leva para o Paraguai? Entra em um shopping só de roupas de bebê e fica esperando.  Mas, presta atenção: não dá muito palpite não. Tudo o que ela e a mãe escolherem, você diz que está bom. Se contrariar, vai ser uma choradeira danada. Grávida chora à toa. Sogra entra na vibe da filha...  O verbo que mais vai ouvir agora é magoar! E o pessoal do futebol?
- Não voltei mais!
- Machucou a perna?
- Não é isso. Não tenho tempo pra mais nada.  Tem o curso com a doula, todas as quintas...
- O que é isso, doula?
- É a parteira!
-Parteira? Está louco? Sua mulher não vai para a maternidade?
- Vai, mas vai fazer parto humanizado. Eu não sei o que fazer; tenho pavor de sangue. Querem que eu participe...  
- E o outro parto, não é humanizado?
-Sei lá! Estou concordando com tudo. Estou apavorado, isso sim.
-Calma! Tudo vai dar certo. Você se acostuma logo e o bebê vai transformar a sua vida. Se não entrar em pânico, vai adorar.
- Já transformou, cara, já transformou. Já não sou mais o mesmo homem. Ando ansioso, inquieto. Não durmo direito. E esse pão, que não fica pronto, não é? Será que tenho que esperar por tudo?

- Calma... Aprenda a esperar, porque daqui por diante... Pode ser gentil a todo instante, mas sempre haverá uma coisa no seu comportamento que não vai agradar. É assim mesmo. Dormir? Não, esqueça de uma vez! Não vai dormir nunca mais, como antes. A patroa virou mãe. Segura o seu lado highlander e entre suavemente no mundo cor-de-rosa. É melhor andar sem sapatos em casa.

- Então é melhor levar pão doce!

- Vai por mim: leva sonhos!

 

Autora: Valéria Áureo